Miles Davis
Tivoli Koncertsal Copenhagen ’71
CD Danmarks Radio TV broadcast 2023
Miles Davis tinha acabado, apenas dois anos antes, com Bitches Brew, de fazer História, ao mudar, de novo, o curso da Música, e integrava agora o plantel do Festival de Newport de George Wein na Europa, quando tocou no primeiro Cascais Jazz.
Nesse Novembro de 1971 ele tocou um pouco por toda a Europa e, antes de tocar em Portugal, ele tocou também em Copenhaga, como esta gravação recentemente editada revela. Uma verdadeira estrela pop, assim se apresentava, e ele era-o, de facto: na electricidade da música (a electricidade já existia estava presente no Jazz desde há muito, mas basicamente na amplificação dos instrumentos) e nas percussões exóticas em voga, mas também no visual plástico da sua personagem, e afinal, no público, maioritariamente jovem.
A música terá sido muito semelhante – até pelos (poucos) momentos que estão disponíveis na internet -, como também a formação que aqui toca, com Keith Jarrett e Gary Bartz, mas não consegui confirmar se os restantes músicos são os mesmos que tocaram em Cascais; apenas presumindo que sim dada a proximidade dos concertos: onze dias.
Não terá sido um concerto fenomenal, e esta gravação para a rádio que aqui podemos ouvir também não é famosa, e o seu interesse advirá principalmente de este ser um dos poucos documentos onde podemos recordar (imaginar/ adivinhar) o que é que Miles Davis tocou em Cascais em 20 de Novembro de 1971.
Para nostálgicos e curiosos.
Miles Davis (t)
Keith Jarrett (tec)
Gary Bartz (s)
e presumivelmente:
Michael Henderson (b-el)
Don Alias (per)
James Foreman (per)
Leon Chandler (b-el)
(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)