Home

 

 

 

 

 

Miles Davis
Tivoli Koncertsal Copenhagen ’71
CD
Danmarks Radio TV broadcast 2023

 

 

Miles Davis tinha acabado, apenas dois anos antes, com Bitches Brew, de fazer História, ao mudar, de novo, o curso da Música, e integrava agora o plantel do Festival de Newport de George Wein na Europa, quando tocou no primeiro Cascais Jazz.
Nesse Novembro de 1971 ele tocou um pouco por toda a Europa e, antes de tocar em Portugal, ele tocou também em Copenhaga, como esta gravação recentemente editada revela. Uma verdadeira estrela pop, assim se apresentava, e ele era-o, de facto: na electricidade da música (a electricidade já existia estava presente no Jazz desde há muito, mas basicamente na amplificação dos instrumentos) e nas percussões exóticas em voga, mas também no visual plástico da sua personagem, e afinal, no público, maioritariamente jovem.
A música terá sido muito semelhante – até pelos (poucos) momentos que estão disponíveis na internet -, como também a formação que aqui toca, com Keith Jarrett e Gary Bartz, mas não consegui confirmar se os restantes músicos são os mesmos que tocaram em Cascais; apenas presumindo que sim dada a proximidade dos concertos: onze dias.
Não terá sido um concerto fenomenal, e esta gravação para a rádio que aqui podemos ouvir também não é famosa, e o seu interesse advirá principalmente de este ser um dos poucos documentos onde podemos recordar (imaginar/ adivinhar) o que é que Miles Davis tocou em Cascais em 20 de Novembro de 1971.
Para nostálgicos e curiosos.

Miles Davis (t)
Keith Jarrett (tec)
Gary Bartz (s)
e presumivelmente:
Michael Henderson (b-el)
Don Alias (per)
James Foreman (per)
Leon Chandler (b-el)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)